Manoel Ribeiro Neto é um artista plástico, ceramista e escultor, nascido em Limoeiro, Pernambuco. Em 1999, mudou-se para Itaguaí, Rio de Janeiro, onde desenvolve sua carreira artística. Hoje trabalhando como curador, educador e produtor cultural. Contribuindo assim para o fortalecimento da cena artística local. Sua obra reflete uma forte conexão com suas raízes e uma busca constante pela inovação técnica e estética.
! "Dizem que quando criança brincamos de brincadeiras de gente grande"
Talvez isso seja verdade. Sua primeira experiência com a cerâmica aconteceu ainda na infância, seu avô Manoel Ribeiro lhe ensinou a trabalhar, ou melhor, a brincar com o barro. Entre cavalinhos e bonecos de barro, ele alimentava os sonhos de um garoto franzino, sem imaginar que, na vida adulta, voltaria a brincar com o barro e a sonhar. Um sonho que, vezes, o leva ao mundo da imaginação, sonhando com um lugar melhor para viver
'ô menino, pare de rabiscar seus cadernos!' dizia sua professora.
Na escola CERU, durante a quarta série, um concurso de desenho foi promovido, premiando um aluno por série em Pernambuco. O tema da quarta série "Toda criança tem direito de estudar". Inspirado por essa ideia, ele criou um desenho simbólico: em um quadrinho, uma sala de aula, e no outro, um menino morador de rua pedindo esmola. A frase que acompanhava a ilustração, "Durante o dia as crianças pedem nas ruas, à noite elas têm direito de estudar", refletia sua profunda mensagem. Com esse trabalho, ele conquistou o primeiro lugar entre as quartas séries do estado, e seu desenho foi parar em um livro de Maria Clara Machado sobre os direitos da criança e do adolescente.
"Entre cores vibrante e traços simples"
Surge um artista cuja obra, ao ser contemplada, pode ser inicialmente vista como naif. No entanto, seu trabalho vai além, repleto de sentimentos profundos, intencionalidade que evocam a rica cultura e os costumes de seu povo. Cada tela conta uma história, refletindo a essência e as vivências de sua identidade artística.
​
"O passado que se reflete no futuro."
Hoje trabalha dando aula de escultura e pesquisando a arte de esculpir ou melhor modelar no barro, formado em Belas Artes na UFRRJ hoje continua pintando e desenhado o seu cotidiano.